Consultores da Tagarellas apresentam pesquisas sobre Acessibilidade em Seminário Internacional

Altere o tamanho da fonte:

Os audiodescritores consultores Felipe Mianes e Mariana Baierle, da Tagarellas Audiodescrição, apresentam trabalhos sobre Acessibilidade para pessoas com deficiência no 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. O evento é uma realização da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) e da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e ocorre entre os dias 20 e 22 de maio de 2013, na sede da Ulbra, em Canoas (RS).

O seminário vai discutir eixos temáticos como: Educação, identidades e diferenças; Pedagogias culturais e mídias; Educação, ciência e tecnologia; Currículo e cultura; Infância e Cultura; Educação, literatura e arte, Juventude e cultura; Educação e Políticas Públicas; entre outros.

Felipe Mianes – historiador pela PUCRS e doutorando em Educação pela UFRGS – e Mariana Baierle – jornalista pela PUCRS e mestre em Letras pela UFRGS – apresentam, em co-autoria, o artigo “Currículo para Acessibilidade, algumas possibilidades”. O trabalho traz reflexões acerca do currículo das licenciaturas brasileiras e da qualificação dos docentes para atuação com alunos com deficiência, surdez e transtornos globais de desenvolvimento.

Os pesquisadores trazem ainda a sua experiência enquanto coordenadores adjuntos do curso de extensão “Educação, Cultura e Acessibilidade”, ocorrido no segundo semestre do ano passado na UFRGS e com uma nova edição prevista para junho desse ano. O artigo traz ainda excertos de trabalhos dos alunos, com análise dos entendimentos e percepções acerca de acessibilidade cultural e educacional.

Felipe Mianes apresenta ainda individualmente o artigo “Audiodescrição e os processos de identificação através da cultura”. No trabalho ele analisa como a audiodescrição, além de recurso de acessibilidade, pode ser também um componente nos processos de identificação das pessoas com deficiência visual. Através de depoimentos de pessoas cegas e com baixa visão, é revelada a importância da audiodescrição no acesso à cultura.

Assim que os anais do evento estiverem disponíveis vamos divulgar o link para leitura e consulta dos trabalhos.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *