Cultura inclusiva nas empresas

Altere o tamanho da fonte:

Essa semana estive em uma palestra sobre Cultura Inclusiva nas empresas, que ocorreu na livraria Cultura, do Shopping Bourbon Country em Porto Alegre. O evento, promovido pelo Grupo RH-RS, destinou-se a gestores e profissionais da área de Recursos Humanos. Foram abordadas questões relativas à lei de cotas, legislação na contratação de pessoas com deficiência e aspectos comportamentais e culturais dentro das corporações.

Pela legislação brasileira, empresas com mais de 100 funcionários devem ter de de 2 a 5% do quadro formado por funcionários com deficiência – o que ainda é dificilmente cumprido pelas empresas.

A administradora Marcia Gonçalves iniciou sua fala lembrando que as pessoas com deficiência consomem todo tipo de produto, desde alimentação, vestuário, sapatos e serviços em geral. A partir do momento em que as empresas perceberem isso, terão um olhar diferenciado em relação aos próprios funcionários com deficiência.

Entender a pessoa com deficiência em primeiro lugar como pessoa e depois por ter uma deficiência ainda é um desafio. A pessoa pode ser mais ou menos competente, tímida, extrovertida, responsável, irresponsável. pontual ou não. mais ou menos organizada e qualificada./ e a deficiência é mais uma entre tantas características que a constituem.

O fato de ter uma deficiência não garante que ela seja melhor ou pior que seus colegas. A empresa deve exigir que ela produza e apresente resultados como qualquer funcionário.

Eventos como esse ajudam na disseminação de informações importantes e na preparação de profissionais da área de Recursos Humanos para que percebam esse funcionário em seu pleno potencial, não apenas em suas limitações físicas.

Nesse sentido, fico imensamente feliz ao perceber que algumas empresas já estão percebendo de forma mais realista e menos preconceituosa os candidatos com deficiência em seus processos seletivos. O grupo Abril, por exemplo, está com oportunidades para Talentos Especiais em diversas áreas.

Estão abertas vagas para Administração, Marketing, Jornalismo, Comercial, Engenharia, Tecnologia da Informação, Webdesigner, entre outros. As oportunidades são para início imediato em São Paulo e destinam-se a profissionais com deficiência com Ensino Superior completo ou em andamento. Mais informações pelo site:
www.vagas.com.br

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *