Descobrindo o voiceover e suas infinitas possibilidades

Altere o tamanho da fonte:

Faz tempo que tenho (ou melhor, tinha) dificuldade com o celular. Nunca encontra algum modelo que fosse acessível para baixa visão – que eu pudesse fazer tudo com um bom tamanho de ampliação. Foi conversando com várias pessoas com deficiência visual e pesquisando na internet que decidi optar pelo Iphone.

Mesmo ele tendo opção de zoom (que amplia bastante), a navegação é difícil com o zoom, pois você jamais vai conseguir ler um email inteiro sem ter que ficar indo e voltando nas linhas (e provavelmente se perdendo nesse processo), o que causa um grande desconforto e também leva muito tempo para algo que deveria ser simples e rápido. Além disso, seria impossível digitar com zoom, pois o teclado não aparece inteiro na tela quando está ampliado.

Então percebi que tinha mesmo que partir para o voiceover, Na verdade quem teve papel fundamental nessa decisão foram meus amigos de Curitiba Diele Pedrozo e Lucas Radaelll. Com três semanas de uso estou realmente encantada com as infinitas possibilidades do iphone e com a facilidade do voiceover.

Pensei que fosse ser muito mais difícil. Não uso leitor de tele no computador, pois tenho uma tela bem grandona e leio tudo em fonte ampliada. Fiquei com receio uso do iphone pois teria que me adaptar com um novo sistema operacional (não estou habituada com o IOS da Apple) e ainda com o uso do voiceover.

Quando fui trocar o chip do meu celular antigo para o iphone cheguei a comprar um novo chip pré-pago para deixar no celular antigo. Caso eu tivesse muita dificuldade com o iphone pelo menos não ficaria sem celular e teria o pré-pago para qualquer mergência. Para minha surpresa não cheguei a usar esse recurso por mais de uma semana. A adaptação foi muito rápida!

Usar um celular ou computador por sistema de voz muda a dinâmica de interação com o aparelho. Para minha surpresa estou apaixonada pelo sistema. Confesso que sempre tive resistência com novas tecnologias, mas agora percebo que talvez fosse muito mais em função da baixa visão do que qualquer outra coisa.

Agora por mais que eu não saiba fazer algo vou explorando o aparelho com o voiceover e não tenho dúvidas do que estou fazendo. Isso me traz inclusive maior segurança e confiança no que estou fazendo.

Antes talvez tivesse medo de fazer qualquer operação desconhecida por não saber onde estou clicando ou o que estou fazendo, visto que muitos sites e ícones não são acessíveis para baixa visão (tem pouco contraste ou não ampliam muito). Com o voiceover eu sei exatamente onde estou e o que estou fazendo,

Sei inclusive precisar quais são minhas dúvidas e vou instintivamente tentando resolvê-las ou perguntando de forma objetiva aos amigos. Acho que antes – somente com a ampliação – não sabia mexer em determinado recurso e também não saberia nem mesmo precisar qual a dúvida e onde é a dificuldade.

Nessa fase de aprendizado do voiceover e do iphone, estou tendo a alegria de contar com alguns amigos e pessoas especiais que estão me ajudando muito e dando dicas preciosas. Quero agradecer muito ao Lucas Radaelli, Rafael Giguer, Jefferson Campos e Luciane Molina. Se não fosse por eles certamente não teria aprendido tão rápido e não estaria tão feliz com todas as possibilidades que se abrem.

Mais do que uma ferramenta de trabalho ou entretenimento, o voiceover está me trazendo autonomia, liberdade no uso da internet e entusiasmo em descobrir novas possibilidades e facilidades na minha vida. Uma sensação de segurança e liberdade até então jamais vividas por mim nesses ambientes virtuais, que sempre me traziam estresse e apreensão (apenas com a ampliação das fontes).

Recomendo inclusive que outras pessoas com baixa visão também comecem a considerar essa possibilidade. Durante muito tempo evitei qualquer sintetizador de voz. Um pouco por desconhecimento, um pouco por resistência e até vontade de usar ao máximo minha visão.

Agora percebo o quanto as coisas podem ficar mais simples com o áudio. Não fico em dúvida ao entrar em algum menu. Acho que antes minha navegação era muito mais insegura e agora posso fazer as operações com confiança e até maior velocidade. Agora que aderi ao voiceover, não largo mais. É realmente excelente!

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *