A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada pelo Brasil em 2008, prevê o acesso à cultura, ao conhecimento, ao lazer e ao entretenimento de forma plena às pessoas com deficiência. Entretanto, historicamente esse direito é desrespeitado. O Festival de Cinema Acessível, realizado pelo Estúdio O Som da Luz em Porto Alegre, está mostrando que é possível apresentar clássicos do cinema brasileiro de forma acessível a todos os públicos, sem discriminações. “Nós estamos comprovando que cinema deve ser um espaço de todos, com respeito às diferenças e sem exclusões”, diz o idealizador do Festival, Sidnei Schames, diretor do Estúdio O Som da Luz.
Pessoas cegas, com baixa visão, deficiência auditiva, surdas e sem nenhuma deficiência poderão conferir no próximo dia 5 de junho (sexta-feira) ao longa “O Tempo e o Vento”, de Jayme Monjardim. A exibição contará com audiodescrição, legendas e língua de sinais de forma simultânea.
O Festival de Cinema Acessível é uma realização do Estúdio Som da Luz através da Lei Rouanet, com patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul Consórcio e Agrofel – Grãos e Insumos e apoio da Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana, IECINE, TVE e FM Cultura. A curadoria é de Gilnei Silveira e Zé Geraldo.
“O Tempo e o Vento” será exibido na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), às 19h30. A entrada é franca, com reserva prévia de ingressos através do email festivalcinemaacessivel@gmail.com.
No link a seguir você confere, na prática, como é um filme com audiodescrição, legendas e Libras de forma simultânea. Clique e confira trecho do filme O Homem que Copiava:
SERVIÇO:
O quê: “O Tempo e o Vento” na programação do Festival de Cinema Acessível
Datas: 5 de junho (O Tempo e o Vento), 19 de junho (Dois Filhos de Francisco) e Tropa de Elite (3 de julho)
Horário: 19h30 (sexta-feira)
Onde: Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro – Porto Alegre/RS)
Facebook: Festival de Cinema Acessível
Ingresso: entrada franca com recerva prévia pelo email festivalcinemaacessivel@gmail.com