Histórias de Baixa Visão: Sarau Literário ocorre na programação da XXV Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência

A obra Histórias de Baixa Visão – 2ª edição Revista e Ampliada, da Editora CRV, organizada pela jornalista e técnica administrativa do Instituto de Letras da UFRGS Mariana Baierle, terá um grande Sarau e lançamento de sua versão em braile durante a programação da XXV Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência, organizada pela FADERS – Acessibilidade e Inclusão. A atividade será no dia 27 de agosto de 2019 (terça-feira), das 9h às 12h, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre (Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro Histórico), com entrada franca.

O livro trata-se de uma coletânea escrita por 23 autores com deficiência visual. Eles são pessoas cegas ou com baixa visão que contam suas experiências e trajetórias de vida em textos no formato de crônicas e relatos autobiográficos. Estão confirmadas as presenças de seis autores da obra: Ariane Bernardes, Eliane Santiago, Franciele Brandão, Mariana Baierle, Marilena Assis e Rafael Martins dos Santos. Contamos ainda com a presença da Professora convidada Cinthia Kulpa, do Curso de Design da UFRGS, que criou um óculos-simulador da baixa visão para desenvolvedores de interfaces digitais e atua na área de Tecnologias Acessíveis para Pessoas com baixa visão.

Na 1ª edição do livro a FADERS – Acessibilidade e Inclusão já havia viabilizado a edição em braile e agora novamente na 2ª edição – Revista e Ampliada seguimos com essa importante parceria. Assim como ocorreu anteriormente, teremos uma tiragem de 50 exemplares que serão doados a bibliotecas públicas e de instituições de ensino em diferentes partes do estado e do país.

Na oportunidade, cada autor apresentará um trecho de seu capítulo. Haverá um bate-papo com a plateia, em que o público poderá fazer perguntas e os autores irão compartilhar suas experiências de vida, formas de lidar com a deficiência visual, bem como dar orientações e dicas sobre abordagens mais adequadas para quem nunca teve contato com pessoas com deficiência.

Serão ainda apresentados dois livros que surgiram como desdobramentos a partir da experiência com a circulação do Histórias de Baixa Visão em diferentes partes do país. São eles: a obra infanto-juvenil “Tuba, a Indiazinha Com Baixa Visão” (2018), que surgiu no Rio de Janeiro por autoria de Marcio Biasoli e faz parte da série Novos Amiguinhos, e “Muito Além da Visão” (2019), organizado por Raquel Alves e publicado pela Editora Siano, de Juiz de Fora/MG.

Haverá também sessão de autógrafos no encerramento da atividade. O livro será comercializado no local, com pagamento apenas em dinheiro. O valor referente aos direitos autorais é revertido em doações de exemplares para escolas e bibliotecas públicas de todo o país.
Para mais informações visite nossa página no Facebook: Livro Histórias de Baixa Visão. Para aquisição do livro físico ou versão digital para tabletes e smartphones acesse o: www.editoracrv.com.br. A versão digital é compatível com leitor de tela e ampliação.

SERVIÇO:

O quê: Histórias de Baixa Visão: Sarau Literário, na programação da XXV Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência

Quando: 27 de agosto de 2019 (terça-feira)

Horário: das 9h às 12h

Local: auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, 1501 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS

Facebook: Livro Histórias de Baixa Visão:

Uma opinião sobre “Histórias de Baixa Visão: Sarau Literário ocorre na programação da XXV Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>