Homenagem às mulheres

Altere o tamanho da fonte:

Nesse Dia da Mulher eu gostaria de fazer uma homenagem a todas as mulheres leitoras do Três Gotinhas, em especial aquelas com alguma deficiência. Eu vou apresentar aqui a história de uma mulher batalhadora e que merece meus parabéns, mas estendo esse cumprimento a todas as leitoras

Fernanda Schacker Machado tem 24 anos e tem Síndrome de Down. Ela faz Faculdade Design Gráfico e deve se formar até o final desse ano. Mora em Porto Alegre e estuda em Canoas. Gosta de ler, escrever e desenhar. Um de seus sonhos é ser escritora. Optou pelo curso de Desgin Gráfico porque além de escrever as próprias histórias quer desenhar a capa, pensar a apresentação visual e fazer a montagem de todo dos próprios livros. Seus gêneros favoritos são a aventura e o mistério.

Conta que foi muito bem recebida na faculdade, tanto por colegas quanto por professores e funcionários. Alguns professores tiveram um pouco de resistência por ter uma aluna com Síndrome de Down, mas ela afirma que ao longo de cada semestre conseguiu cativar mesmo os mais “durões” e tudo foi ocorrendo com naturalidade.

E possível notar bastante empenho e dedicação da acadêmica. No início do curso tinha receio de não conseguir acompanhar bem as disciplinas. Então pediu autorização para gravar todas as aulas. Assim, poderia escutá-las em casa quantas vezes quisesse. Quando havia muito conteúdo e imagens no quadro usava também uma câmera fotográfica. Assim poderia rever o material com mais calma depois.

Atualmente está quase no final do curso e já está bem ambientada. Com satisfação, explica que consegue acompanhar o ritmo da turma e já não utiliza mais o gravador. A jovem afirma que provas com menos número de questões e maior objetividade facilitam a compreensão das pessoas com Síndrome de Down.

Ao longo do Ensino Fundamental, Médio e também na faculdade Fernanda teve bastante contato com outras pessoas com diferentes deficiências. Para ela, essa troca foi muito rica e ela aprende muito com a experiência de outros colegas. Participa de eventos e seminários sobre acessibilidade, já tendo sido palestrante em atividades sobre Síndrome de Down inclusive fora do RS.

Fernanda ainda não fez estágios durante a Faculdade, mas pretende buscar uma oportunidade esse ano. Admite tem algum receio sobre esse novo desafio e como será recebida no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo se diz entusiasmada e ansiosa para começar essa nova etapa em sua vida.

Além de escritora e designer gráfica, Fernanda quer ser atriz de cinema. Sonha em ter sua casa própria e ter filhos. Parabéns Fernanda pelo Dia da Mulher! Que todos os teus sonhos sejam realizados! Parabéns a todas as mulheres que acompnham o blog. Obrigada pela parceria de sempre!

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *