Lançamento do livro “Surdez – Silêncio em voo de Borboleta” (Patrícia Witt)

Altere o tamanho da fonte:

Será lançada esse sábado (5), em Porto Alegre, a obra “”Surdez- Silêncio em Voo de Borboleta”, da autora Patricia Witt. A sessão de autógrafos ocorre na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country.

Patrícia é graduada em Terapia Ocupacional e pós- graduada em Marketing Digital. Adora viajar, ler, escrever, ama cinema e tudo relacionado com a cultura. É surda profunda desde nascença, devido à rubéola contraída durante a gravidez de sua mãe.

Entre páginas do seu livro, ela relata sua vida e como foi intensamente estimulada desde bebê para alcançar a linguagem oral e escrita. Na adolescência adquiriu também a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Começou a escrever para si mesma, com a esperança que um dia virasse um livro e pudesse publicar para todo o Brasil. Seu grande objetivo era ajudar crianças com surdez profunda e congênita. O livro também é uma obra didática, que traz experiências reais aos profissionais de saúde, fonoaudiólogos, educadores, pais de surdos e ao público em geral.

O título “”Silêncio em Voo de Borboleta”” foi criado em função de momentos muito difíceis que a autora passou. Eram fases como a de um casulo, em que os resultados eram poucos e quase não falava. Com os estimulos, aos poucos comecou a se expressar em palavras que tinha assimilado visualmente através de leitura labial. E esta liberdade de comunicação com o mundo, segundo ela, lhe permitiu alçar “voos de borboleta”.

Até os sete anos de idade não percebia que era diferente, achava que todo mundo fazia leitura labial. Tinha uma consciência de articular os lábios para que todos a entendessem. Depois comecou a se questionar o motivo da capacidade daquelas pessoas que falavam no telefone, atendiam os chamados pelas costas, brincavam de telefones sem fio. As descobertas foram se acumulando e a aceitação foi bem natural e gradativa.

O lançamento do livro autobiográfico será esse sábado na Livraria Cultura do shopping Bourbon Country (Av. Túlio Rose, 80). Haverá uma mesa redonda às 17h, com a presença de pessoas especiais que fizeram parte de sua vida: primeira professora da pré-escola, primeira fonoaudióloga, ex-reitora da faculdade onde se formou, a mãe e a orientadora de produção textual. Às 18h inicia a sessão de autógrafos da obra.

Você pode ainda acessar o blog da Patrícia: surdezsilencioemvoodeborboleta.com/blog.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *