Livros e revistas acessíveis

Altere o tamanho da fonte:

O acesso à informação por pessoas com deficiência visual está se ampliando cada vez mais. Há uma gama cada vez maior de livros e revistas em áudio ou em arquivo digital, que permitem a leitura no computador com o uso do leitor de tela ou em fontes ampliadas.

Existe ainda a possibilidade de você escutar seus livros e arquivos favoritos em um aparelho de mp3 ou celular. Não temos desculpa para não aproveitar toda essa oferta de conteúdo. Confiram abaixo alguns links que podem facilitar a sua busca por material acessível.

http://nossacultura.com.br/loja/

A Editora Nossa Cultura oferece diversos livros em áudio. São livros de ficção, humor, educação, biografias, finanças, jurídico, literatura, poesia, turismo, variedades. Você pode comprar o CD pelo site ou o arquivo para download.

http://www.iba.com.br

O Iba oferece jornais, livros e revistas para você comprar e baixar no computador. Estão disponíveis os principais jornais e revistas do país.

Eu particularmente ainda não comprei nada nesse site e tenho interesse em saber como é a acessibilidade do conteúdo. Quem comprar algo nesse site, por favor mande seu relato sobre como é a acessibilidade do conteúdo!

http://www.fundacaodorina.org.br/

A Fundação Dorina Nowill Para Cegos, com sede em São Paulo, oferece uma vasta coleção de livros em braille, CD, MP3 e formato Daisy. São livros de literatura brasileira e estrangeira, didáticos e material técnico. Todos eles são enviados gratuitamente pelos correios a usuários de qualquer lugar do país cadastrado a Biblioteca Circulante da instituição.

Já escutei diversos livros enviados pela Fundação. Um trabalho magnífico de promoção da cultura e do conhecimento por deficientes visuais. O usuário recebe os livros pelos Correios, fica com eles por um período determinado e depois os devolve pelos Correios sem pagar nada pela remessa, utilizando o sistema de Cecograma – serviço gratuito para envio de material em Braille ou em áudio de uso de deficientes visuais. Assim que você devolve o material, a Biblioteca encaminha os próximos livros que você solicitou, enviando sempre três livros por vez. Serviço totalmente gratuito.

Mais informações pelo email: biblioteca@fundacaodorina.org.br

Veja Falada

A Fundação Dorina Nowill disponibiliza ainda a revista Veja, da editora Abril, e a Revista Dorina em áudio, semanalmente. O conteúdo da revista Veja é lido integralmente e gravado em CD, no formato de MP3.

A Revista Dorina é produzida pelo própria Fundação e é enviada juntamente com a Veja Falada, trazendo informações sobre a instituição, informações, dicas e curiosidades de interesse do público com deficiência.

Eu escuto toda semana a Veja Falada. É um serviço fantástico. Ao invés de ficar tentando ler a revista impressa com uma lupa (de forma muito mais trabalhosa e cansativa) escuto no computador ou no Ipod as reportagens da revista. E o mais incrível ainda é que a revista em áudio chega na minha casa com menos de uma semana de atraso em relação à revista nas bancas.

Esse serviço tem o custo de R$10 mensais. Um valor simbólico, visto que são quatro revistas Veja mensais em áudio.

Mais informações pelo email: biblioteca@fundacaodorina.org.br

http://www.audioteca.org.br/catalogo.htm

A Audioteca Sal e Luz, com sede no Rio de Janeiro, também disponibiliza uma vasta coleção de livros em áudio para deficientes visuais e os envia gratuitamente pelos Correios para usuários de qualquer lugar do país. Confira a relação completa dos livros no site!

PARTICIPE!

Se você conhece outros sites ou instituições que oferecem conteúdo acessível escreva para o Três Gotinhas! Manda também seu depoimento sobre seus livros favoritos e experiências de leitura, dando as dicas para outros leitores!

Emails: mariana.baierle@uol.com.br ou tresgotinhas@gmail.com

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *