Projeto Workshop Olhares

Altere o tamanho da fonte:

No Brasil, de acordo com o Censo (IBGE, 2010), vivem cerca de 45 milhões de cidadãos e cidadãs com deficiência, dos quais 35,8 milhões com algum tipo de deficiência visual. Contudo, existe uma grande carência no que tange ao acesso desses brasileiros à cultura, ao mercado de trabalho e ao consumo. As pessoas com deficiência passaram a ter espaço social mais efetivo a partir dos anos 1990, quando surgiram leis de acessibilidade e reserva de vagas no mercado de trabalho.

Mesmo assim, ainda é necessário que, além da garantia de vagas, as pessoas com deficiência sejam acolhidas e contempladas em suas peculiaridades. Sabemos que há um longo caminho a percorrer, pois as empresas e instituições públicas e privadas, seus servidores e funcionários, muitas vezes não têm conhecimento sobre quais recursos de acessibilidade oferecer, assim como têm dificuldades em prover a integração da pessoa com deficiência aos demais colaboradores ou setores das organizações.

É com o objetivo de sensibilizar, debater e propor algumas possibilidades para diluir essas barreiras atitudinais e arquitetônicas que construímos esta proposta de workshop. Em primeiro lugar, apresentamos o documentário Olhares, idalizado, dirigido e produzido por nós, Felipe Leão Mianes e Mariana Baierle, ambos com baixa visão. Nesse filme, que conta com audiodescrição, sujeitos com deficiência visual falam sobre suas experiências de vida e seu acesso à cultura, ao consumo, ao mercado de trabalho e suas sensações relativas aos preconceitos e inclusões no cotidiano.
Posteriormente à exibição do documentário, que dura aproximadamente 50 minutos, promovemos um debate sobre o tema da acessibilidade e da inclusão sociocultural sob o ponto de vista de quem vive a experiência da deficiência. A ideia é abordar o panorama da deficiência no Brasil, sua legislação de acessibilidade e, principalmente, propor formas adequadas de lidar com essas pessoas que, a julgar pelo imenso contingente apontado pelos mais recentes dados oficiais, em maior ou menor escala integram os grupos de colaboradores, parceiros e consumidores dos produtos e serviços de empresas e instituições públicas e privadas.

Para mais informações sobre o Projeto Workshop Olhares, escreva para cursoeducabilidade@gmail.com ou contate-nos pelos blogs www.arteficienciavisual.blogspot.com.br e www.tresgotinhas.com.br.

Felipe Leão Mianes (Historiador e doutorando em Educação pela UFRGS) e

Mariana Baierle (Jornalista e mestre em Letras pela UFRGS)

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *