Tagarellas realiza primeira formatura audiodescrita do RS

Altere o tamanho da fonte:

A Tagarellas Audiodescrição realiza, na próxima quarta-feira (7), a primeira formatura audiodescrita do Rio Grande do Sul. A solenidade de colação de grau do curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS) contará com o recurso audiodescrição, que torna a cerimônia acessível a pessoas cegas ou com baixa visão. O recurso pode beneficiar ainda idosos, pessoas com deficiência intelectual, dificuldade de memorização e problemas neurológicos.

Essa é a primeira vez em que uma cerimônia de formatura conta com audiodescrição na história das universidades gaúchas. Ao entrar no Salão de Atos da UFRGS as pessoas que desejarem poderão retirar os fones para acompanhar a descrição das informações visuais e dos vídeos que serão exibidos durante a cerimônia. O aparelho utilizado para audiodescrição é o mesmo de eventos com tradução simultânea.

Além da audiodescrição, a cerimônia contará com intérprete de Libras. A disponibilização de recursos de acessibilidade surgiu a partir da demanda dos próprios familiares dos formandos. A irmã de uma das formandas tem baixa visão e a irmã de outro formando é surda.

A audiodescrição deve começar 10 minutos antes da colação de grau, já trazendo as informações sobre o espaço em que acontece o evento. Os interessados devem retirar os fones logo na entrada do Salão de Atos. Não há custo algum para os usuários, basta apresentar documento de identidade.

Serviço:
Primeira formatura com audiodescrição no RS: colação de grau do curso de Administração de Empresas da UFRGS

Data: 7 de agosto (quarta-feira), às 18h30

Horário: 18h30

Local: Salão de Atos da UFRGS – Porto Alegre/ RS

Realização: Tagarellas Audiodescrição (www.tagasblog.wordpress.com)

Um comentário

  • Oi Mariana! Muito legal seu blog. Que ideia fantástica essa de inserir audiodescrição em formaturas! Eu escrevo de Maceió/Alagoas, também sou jornalista e sou totalmente cega. Lendo sua postagem, fiquei pensando como teria sido ótimo se minha formatura tivesse sido audiodescrita!
    Aqui em minha cidade não é muito frequente a audiodescrição, infelizmente! Imagino que seja porque ainda não existem pessoas capacitadas para audiodescrever corretamente e também porque o público alvo não é nem muito grande nem muito participativo. Um dia chegaremos lá! Rss.
    Abraços!

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *