Última chance para conferir o Festival de Cinema Acessível na Capital

O encerramento do Festival será dia 19 de agosto,com o longa “O Palhaço”, dentro da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre.

A segunda etapa do Festival de Cinema Acessível, realizado pelo Som da Luz através da Lei Rouanet, está chegando ao fim. Quem ainda não teve a experiência de assistir a um filme com audiodescrição, legendas e língua de sinais poderá conferir o longa “O Palhaço”, no dia 19 de agosto (sexta-feira), na sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736) A atividade integra a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. A sessão ocorre às 19h30, com entrada franca.

Essa segunda fase do Festival é marcada pela valorização das relações humanas e pela aproximação entre pessoas com e sem deficiência. O idealizador do projeto Sidnei Schames, diretor do Som da Luz, avalia que o público interessado no evento é cada vez mais amplo.

– No início pensávamos que o Festival era uma grande oportunidade para as pessoas com deficiência irem ao cinema, mas agora já demos um passo adiante e estamos em uma fase de conscientização de toda a sociedade. Está ocorrendo o que costumo chamar de inclusão “ao contrário”. Ou seja, pessoas que não tem deficiência estão se aproximando desse universo, percebendo a necessidade de uma mudança cultural e de eventos que contemplem os recursos de acessibilidade – avalia Schames.

Na abertura de cada sessão do Festival de Cinema Acessível são oferecidas vendas para quem não tem deficiência. O objetivo é que a pessoa possa se colocar no lugar de quem não enxerga, por exemplo, e perceba a importância da audiodescrição. Conforme Schames, essa ação tem sido de fundamental importância, pois ajuda a sensibilizar quem não tem deficiência.

Todos os títulos do Festival contam com audiodescrição, legendas e libras de forma simultânea. Essas tecnologias permitem o acesso de pessoas cegas, com baixa visão, surdas, com baixa audição e sem nenhuma deficiência. O Festival de Cinema Acessível é uma realização do Som da Luz, com patrocínio de Banrisul Consórcios, Badesul e IMEC Supermercado, através da Lei Rouanet.

HISTÓRICO
No ano passado o Som da Luz promoveu a primeira etapa do Festival de Cinema Acessível em Porto Alegre, com a exibição de cinco longas-metragens. Durante o primeiro semestre deste ano as obras do Festival foram exibidos nas principais cidades do interior do Estado através de uma ação de treinamento do Banrisul. Além disso, a equipe do Festival está visitando escolas públicas e privadas para levar cinema e debater questões de acessibilidade com alunos e professores. A intenção do Som da Luz é receber novos patrocinadores para a realização de mais títulos acessíveis.

– Nossa intenção é seguir captando recursos para a realização de mais filmes e projetos na área da acessibilidade. Esperamos receber o apoio de empresas e entidades interessadas em contribuir com a causa. Tinhamos mais títulos previstos para a programação do Festival, mas nem todos puderam ser realizados por falta de patrocínio – afirma Schames.

Acompanhe a programação do Festival no Facebook: www.facebook.com/Festival-de-Cinema-Acessivel

SERVIÇO

O quê: Festival de Cinema Acessível, com “O Palhaço”

Realização: O Som da Luz

Data: 19 de agosto (sexta-feira)

Local: Sala Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre)

Horário: 19h30

Entrada franca,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *