O QUE É BAIXA VISÃO?

Pessoas com baixa visão são aquelas com acuidade visual inferior a 30% no melhor olho. No meu caso, ocorre em função de uma má formação congênita da retina. Ou seja, desde que nasci enxergo cerca de 10%. Esse percentual sempre se manteve estável ao longo da vida.

O número de pessoas com deficiência no Brasil é pouco conhecido. Segundo dados preliminares do senso 2011, mais de 45 milhões de brasileiros têm alguma deficiência sensorial, motora ou intelectual – quase um quarto da população do país. Desses, 35,8 milhões declaram-se com algum grau de deficiência visual.

No caso de pessoas com baixa visão, em muitos casos há uma dificuldade enorme em sua identificação e compreensão da deficiência pela sociedade. Isso porque a baixa visão nem sempre é visível ou perceptível a primeira vista pelas pessoas. Muitas não usam bengala e não são percebidas com facilidade.

Pessoas com baixa visão têm muita sensibilidade à luz e podem ter alterações de campo visual. Cada pessoa com baixa visão tem suas próprias características, sendo difícil definir um padrão de tamanho de fonte que as pessoas consigam ler, as cores e constrastes mais adequados, a distância que identificam pessoas e objetos, a iluminação ideal, entre outras características importantes no seu dia a dia.

Por isso, qualquer generalização no caso dos indivíduos com baixa visão arriscada. Nada mais indicado do que você conhecer e procurar entender cada caso e suas necessidades específicas. A falta de informação sobre baixa visão ainda é uma das principais barreiras sociais enfrentadas. Por isso, a colaboração de todos na divulgação desse conhecimento é fundamental.

Leia mais sobre baixa visão em:

Alunos com baixa visão

Low Vision

Você sabe o que é baixa visão?