Apps interessantes

Altere o tamanho da fonte:

Existem alguns apps que podem facilitar e muito a vida de quem deficiência visual. Alguns desenvolvidos especialmente para esse público, outros para o público em geral. Mas quero deixar aqui minhas sugestões daqueles que me chamaram mais atenção até o momento. Se você tiver dicas de aplicativos, por favor comente esse post e compartilhe comigo suas experiências!

Vou começar pelos apps que acho que ainda podem ser melhorados. Se você fizer uma busca na appstore por “OCR” e “lupas de aumento” vai ver que existem muitas opções. Algumas são pagas e outras free. Eu só baixei os free, então talvez existam melhores caso você pague por eles. Mas entre os que baixei deixaram a desejar bastante. O OCR confunde muitas letras, troca o “O” pelo zero ou outras coisas mais graves. Em todos os apps de OCR você precisa tirar uma foto e aguardar que ele faça a conversão. Nenhum é muito rápido. E alguns você recebe o texto somente por email, o que é bem chato.

A lupa também é bem demorada para conseguir focar. Ela também usa a lente da câmera fotográfica e é bastante sensível a qualquer movimento. Por isso pra quem tem baixa visão é complicadinho, mas acho que pode ajudar para olhar algum preço ou algo bem específico (desde que nada muito extenso, pois é bem cansativo o processo para conseguir focar).

O “Dragon Dictation” é um aplicativo que você fala o texto em voz alta e ele transcreve para texto. É free e em português! Ele faz alguns erros na hora de converter para texto, mas vale a pena. Você pode apenas corrigir o texto depois, sem ter que digitar tudo Pode copiá-lo da tela de edo~]ap do aplicativo para email, safari, whatsapp, twitter etc.

O “EasyTaxi” é uma facilidade. O taxi que eu pedi ontem chegou em menos de um minuto. Aparece a estimativa de espera para você. O nome do motorista, o carro e a placa. É muito prático, além de seguro. Minha única sugestão é que tivesse um campo para o passageiro dizer se tem alguma necessidade especial. Isso facilitaria para o taxista identificar a pessoa e já saber quais são suas demandas, além de ser mais prático para o usuário. No caso da pessoa com deficiência visual ela ficaria tranquila, pois sabe que o taxista vai encontrá-la. Enfim, uma sugestão para os desenvolvedores adicionarem ao app. Já mandei email sugerindo, mas não obtive resposta.

No “Kindle” você poder comprar livros e revistas na Amazon ou baixar muitos que são gratuitos. Você pode escutar todos em áudio através do voiceover, O legal é que dá pra fazer marcações no texto, ouvir soletração, buscar palavras no dicionário, avançar as páginas etc. Ele volta para o mesmo ponto que você parou mesmo quando você fecha e abre de novo, não importan depois de quanto teempo.

Para quem tem deficiência visual os arquivos em PDF sempre foram inacessíveis, pois não permitem aumento de letra e não são ativeisveis com leitor de tela. Mas com o Kindle essa realidade mudou. Você cria a conta ma Amazon e recebe um email da kindle. Através desse email você pode receber arquivos em PDF e ele converte automaticamente para áudio. Basta enviar o email com o título “convert” e o PDF em anexo. Ai você entra no seu app Kindle, vai em “sincronizar” e pronto. Os arquivos em PDF irão automaticamente estar na sua pasta “documentos” dentro da biblioteca. Não precisa abrir email nem nada, eles entram lá automaticamente. É fantástico!

O app do “Dropbox” é outra facilidade. Trata-se de uma pasta virtual em que você pode colocar todo tipo de arquivos e acessar pelo app, site do dropbox ou no seu próprio computador. É possível colocar músicas, arquivos em áudio, vídeos, textos em doc, pdf etc. Você pode inclusive compartilhar pastas com amigos. Bem prático e funciona muito bem. Gratuito também para até 2GB. Se quiser mais espaço pode pagar para adquirir.

De todos os aplicativos que descobri sem dúvidas o mais fantástico é o “Tap Tap See” (www.taptapseeapp.com/). Com ele você tira fotos de qualquer coisa e ele descreve pra você a imagem. Sim, ele descreve objeto, a imagens ou pessoas. Por exemplo, uma garrafa de cerveja ele diz até a marca e se a garrafa está aberta ou fechada. Uma pessoa ele descreve se é homem ou mulher, se está sorrindo e como é a roupa. Ele descreve até paisagens. Obviamente não é rico em detalhes. Descreve os elementos principais, mas dá uma boa ideia da foto.

É em português, mas parece uma tradução tosca do inglês como um “Google translator”. Por isso algumas coisas ficam fora de ordem ou parecem desconexas. Mas de modo geral o app é fantástico. “TapTapSee” é free apenas por um dia. Depois ele te pergfunta se você quer continuar com ele, então você precisa pagar. Tem valores diferentes dependendo do número de fotos que você pretende tirar.

Acabo de descobrir, através da dica da querida Luciane Molina, o “Camfind”, um app similar ao TapTapSee, mas gratuito. Acabei de baixá-lo. A primeira diferença é que ele tira a foto, descreve a imagem e abre uma janela automática com algum site vendendo a produtos similares a imagem fotografada. Tirei uma foto do meu quarto. Ele descreveu a imagem e automaticamente me jogou para uma página vendendo roupa de cama. Tirei uma foto minha, ele descreveu a foto e abriu uma página de venda de vestidos, similar ao que eu estava usando. Isso é um pouco chato, pois me todas as imagens ele remete à venda de algum produto. Mas basta fechar essa janela e usar o app apenas na função de descrição das imagens.

Outro app que está me encantando é o “Drums”. Você pode tocar bateria no iphone! Existem apps que simulam todos os instrumentos musicais. Nunca tive muita familiaridade com bateria, mas estou adorando e até inventando alguns ritmos. Ah, o “Drums” é gratuito, mas tem um problema grave: só funciona com o voiceover desligado. Como faço então? Vou até o app, abro ele e desligo o voice over com o auxílio da Siri ou tocando o atalho de três vezes a tecla “home”. Uma pena que não tenha sido pensando de forma compatível com o voiceover, mas consegui driblar essa dificuldade e estou me divertindo com ele.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *