Conheça o blog de Bruna Silveira (“Esclerose múltipla e Eu”)

Altere o tamanho da fonte:

Gostaria de compartilhar com os leitores um pouco sobre a história de Bruna Rocha Silveira, autora do blog “Esclerose Múltipla e Eu”. Ela tem 27 anos, é publicitária e atualmente faz doutorado na área da Educação na UFRGS. Nasceu em Carazinho e já mora em Porto Alegre há três anos. A esclerose múltipla é uma doença que causa mobilidade reduzida, dificuldades de locomoção e perda de visão.

Em sua pesquisa de doutorado, Bruna busca alternativas através da Comunicação para aprimorar demandas de acessibilidade para pessoas com deficiências físicas. dDrante o mestrado ela estudou as representações de pessoas com deficiência na telenovela brasileira.

Descobriu que tinha esclerose múltipla aos 14 anos. Desde então contou com algumas adaptações para contornar as dificuldades. Por algum tempo período precisou de bengala para caminhar e de lupas de aumento para leitura. A esclerose múltipla, segundo ela, é imprevisível. A pessoa pode não estar passando por grandes dificuldades para caminhar ou se locomover e, em pouco tempo, precisar de muleta ou cadeira de rodas.

A principal dificuldade é a mobilidade reduzida. Por isso, rampas de acesso com corrimão adequado são fundamentais. Ela reclama do estado de conservação das calçadas e do transporte público não adaptado. A publicitária acabou desenvolvendo algumas estratégias para circular nas ruas como, por exemplo, sempre escolher o caminho mais livre, com menos buracos, menos escadas e menor tumulto de pessoas.

Por essa deficiência não ser aparente, sempre tem muita dificuldade em ser identificada como uma pessoa com deficiência. De certa forma é o que ocorre com muitas pessoas com baixa visão, que às vezes também não são identificadas. No caso do ônibus, ela sobe e desce com dificuldades e as pessoas não cedem lugar para ela sentar porque não a dientificam como alguém com deficiência.

Bruna escreve o blog “Esclerose Múltipla e Eu” desde 2009. Atualmente ela tem mais de 700 seguidosres. São pessoas de todo Brasil que já acessam seu blog, compartilham histórias e depoimentos de vida. Trata-se de uma forma de ampliar a informação acerca da doença e das necessidades de adaptações. Bruna salienta que é muito importante que a sociedade em geral conheça o tema e esteja esclarecida a respeito, pois isso facilitará muito a convivência.

Conforme a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla), são 18 a cada cem mil pessoas com a doença no país. Se você está interessado em conhecer mais sobre a história da Bruna e sobre a esclerose múltipla acesse o blog dela:

http://www.esclerosemultiplaeeu.blogspot.com./

4 Comentários

  • Adorei!
    Obrigada Mariana! Durante a semana vou divulgar o Três gotinhas lá no meu blog. To adorando ler teus pensamentos, dicas, vivências…
    Bjs

  • paulo roberto campos lopes escreveu:

    Adoro o seu blog, pois você não tem medo da verdade isto e muito bonito.

  • giselle escreveu:

    Oi bruna meu no
    nome é giselle e a 3 meses descobri que tenho EM fiquei internada 12 dias no momento estou tomando corticoide e estou inchada..eu n sei se estou com novo surto uma dor muito forte nas costas e no joelho fora a boca que esta um pouco torta tem sido bem dificil tenho 3 filhos e sou separada comeceia passar mal no dia que meu ex casou novamente o que faço? sozinha e minha familia n apoia fala que é frescura me ajuda bruna..adoro seu blog Bjão!!!

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *