Encontro de design inclusivo

Altere o tamanho da fonte:

Em agosto vou participar como palestrante do “Encontro de Design Inclusivo: Ponto Cego – O que o design não vê”, que vai ocorrer na ESPM, em Porto Alegre O evento tem como objetivo chamar atenção para a necessidade de pensarmos um design universal e em uma arquitetura urbana que contemple a todos. O Encontro destina-se a estudantes, profissionais de todas as áreas, empresas e indústrias interessadas em aprender e trocar informações sobre design social.

A professora Liliane Basso, do curso de Design da ESPM, é uma das organizadoras do evento. Ela também é integrante do grupo de pesquisa “Design Social”, que busca desenvolver produtos e alternativas na área do design a partir de demandas dos usuários.

Esse projeto já realizou algumas oficinas junto a grupo de idosos em Porto Alegre. Nessas oportunidades foram criados produtos para melhorar a qualidade de vida dos idosos participantes. Foram criadas uma caixinha organizadora de remédios e também uma pantufa térmica feita com material reciclado – duas demandas importantes propostas pelos idosos. Nada como ouvir os usuários para saber quais são suas demandas!

No “Encontro de Design Inclusivo” estarão presentes profissionais e palestrantes de diversas áreas. Um dos principais temas que será tratado é a acessibilidade nas cidades e espaços urbanos. No final desse mês de julho, já chamando para o evento, será realizada uma ação em Porto Alegre, onde todos os participantes e demais interessados poderão identificar pontos com falta de acessibilidade, dificuldades de locomoção e circulação na cidade. Serão afixados cartazes pretos destacando os locais em que faltam acessibilidade em Porto Alegre.

Um dos workshops que mais me chamou atenção vai buscar soluções em acessibilidade nos supermercados. Esse é um tema fundamental, inclusive representantes de entidades ligadas a supermercados foram convidados a participar. As dificuldades nos supermercados são inúmeras, inclusive já comentei sobre isso outras vezes aqui no blog. Estou super curiosa para ver as alternativas que serão propostas nesse workshop.

As inscrições seguem até 9 de agosto pelo site http://pontocego.espm.br

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *