Obras do Festival de Cinema Acessível serão exibidas em Gramado

Altere o tamanho da fonte:

O Estúdio O Som da Luz e o Instituto Estadual de Cinema exibem durante a programação do 43º Festival de Cinema de Gramado dois longas-metragens com acessibilidade para pessoas com deficiência. Os clássicos “O Tempo e o Vento”, de Jayme Monjardim, e “Tropa de Elite”, de José Padilha, terão sessão com audiodescrição, legendas e língua de sinais. A intenção é que pessoas cegas, com baixa visão, surdas, com deficiência auditiva ou sem nenhuma deficiência compartilhem da experiência fílmica na mesma sala de projeções durante a programação do Festival de Gramado.

Os títulos foram exibidos recentemente na programação do Festival de Cinema Acessível, que ocorreu na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Quem ainda não viu ou quer repetir a dose poderá assistir, na serra gaúcha, “O Tempo e o Vento” no dia 9 de agosto (domingo) e “Tropa de Elite” no dia 15 (sábado). A organização do Festival de Cinema oferece nas duas datas transporte gratuito de ida e volta de Porto Alegre para Gramado aos interessados.

“Temos orgulho de levar essas obras para Gramado, pois esse evento é uma referência nacional. Está na hora de todos os envolvidos na cadeira produtiva do cinema perceberem que acessibilidade é fundamental”, afirma Sidnei Schames, idealizador do projeto sócio do Estúdio O Som da Luz. Antes da exibição de cada filme haverá um bata-papo sobre acessibilidade em produções culturais com os integrantes da equipe que trabalha no projeto.

Além das exibições dos dois longas, o Estúdio Som da Luz e o IECine foram convidados e estão dando apoio ao Painel “Acessibilidade no Cinema – Recursos e Tecnologias”, que acontece dia 14 dentro da programação do Festival de Cinema de Gramado.

SERVIÇO

PRIMEIRO FILME
O quê: Bate-papo sobre acessibilidade em produções culturais seguido de exibição de “O Tempo e o Vento”

Participantes da mesa: Marcia Gonçalves (Desenvolver Inclusão), Mariana Baierle (FM Cultura) e Sidnei Schames (Estúdio O Som da Luz)

Quando: 9 de agosto (domingo)
Horário: 15h

Onde: Sala Diamante, no Hotel Serra Azul – Rua Garibaldi, 152 – Centro – Gramado/ RS

SEGUNDO FILME
O quê: bate-papo sobre acessibilidade cultural e exibição de “Tropa de Elite 1″

Participantes da mesa: Felipe Mianes (Ulbra), Mariana Baierle (FM Cultura) e Sidnei Schames (Estúdio O Som da Luz)

Quando: 15 de agosto (sábado)

Horário: 15h

Onde: Sala Diamante – HOTEL SERRA AZUL – Rua Garibaldi, 152 – Centro – Gramado

PAINEL SOBRE ACESSIBILIDADE

O quê: Painel “Acessibilidade no Cinema – Recursos e Tecnologias
Participantes: Felipe Mianes (Ulbra), Marcia Caspary (Tagarelas Produções), Marilaine Costa (Accorde Filmes), Mimi Aragón (Ovni Acessibilidade Universal), Rafael Martins dos Santos (Acergs), Sidnei Schames (Estúdio O Som da Luz)

Quando: 14 de agosto (sexta-feira)

Horário: 14h

Onde: Sala Diamante – HOTEL SERRA AZUL – Rua Garibaldi, 152 – Centro – Gramado

SOBRE O TRANSPORTE

Nas duas datas de exibição dos filmes (9 e 15 de agosto) a organização do Festival oferecerá transporte aos interessados residentes em Porto Alegre e na região. Qualquer pessoa (com ou sem deficiência) que desejar utilizar o transporte deve fazer reserva prévia, de forma totalmente gratuita, através dos fones (51) 3286-1900 ou (51) 3286-8100, com Andréa ou Débora. O horário de atendimento é de de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h). Haverá transporte para Ida e volta, saindo do Aeroporto de Porto Alegre a partir das 9h e retorno a Porto Alegre (até o Aeroporto) das 17h30min às 19h – saindo da frente do Serra Azul. Para ambos os trechos é preciso efetuar reserva prévis diretamente com o IECINE.

Um comentário

Deixe uma resposta

Seu email nunca é divulgado.Campos obrigatórios são marcados *